quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Cabelos: Vinagre de Maça + Chá Preto ( ou Chá Verde)





Olá meus olhares!
Ficaram curiosos ao ler o título do post, não é? Podem me chamar de louca, ligo não. Mas depois de ler , garanto que muitos vão experimentar. Afinal a receitinha é natural e só traz ótimos benefícios aos nossos cabelos.
Já aviso de antemão que essa receitinha pode ser usada por todos os tipos de cabelos, principalmente por aqueles que passam por algum tipo de química e  consequentemente ficam com um aspecto ressecado.
Primeiro vou dizer os benefícios de cada ingrediente para que saibam direitinho o que cada um deles  possui, ok? Vamos lá!

VINAGRE DE MAÇÃ:
Esse tipo de vinagre é DIVINO para tratar o couro cabeludo, devido as suas  propriedades anti- inflamatórias e antifúngicas. Caso tenham problemas como   caspa, seborreia, dermatite, oleosidade excessiva, queda de cabelo, apliquem  o vinagre diretamente no couro cabeludo(apenas na raiz dos cabelos) evitando o comprimento e pontas, deixe atuar por mais ou menos 10 minutos e lave normalmente.
Uma outra dica bacanuda, é usá-lo para tratar dos cabelos como um todo, por possuir o PH ácido ele fecha as cutículas dos cabelos e consequentemente os fios ficarão com aspecto de maciez e brilhantes . Recomendado para quem passa por processos químicos(abrem as escamas dos cabelos, deixando-os ásperos, porosos e frágeis). Nesse caso deve-se acrescentar 1 colher de sopa de vinagre a 200 ml de água e aplicar como último enxágue.

CHÁ PRETO:  
O chá contém cafeína na sua composição. Esse componente estimula o crescimento do cabelo quando usado em pequenas quantidades. Mas como ele é o que tem o maior teor de cafeína tem que ser usaco com cuidado!
 O chá devolve o brilho aos fios,diminui a quebra dos fios e a queda dos mesmos. Ele funciona como um bloqueador do hormonio DHT (Di-hidrotestosterona) que é responsável pela queda e quebra do cabelo. Um ótimo remédio natural para resolver problemas a nível do couro cabeludo, como inflamações e a caspa.

CHÁ VERDE:  A cafeína presente neste chá bloqueia o DHT, que impede o crescimento do cabelo e  provoca a queda do mesmo. Ele previne e pode até curar problemas no couro cabeludo como a caspa( embebe dois sacos de chá verde em uma xícara de água quente por pelo menos 20 minutos e depois que esfriar, esfregue o chá em seu couro cabeludo e deixe descansar por 30 a 60 minutos, e depois enxaguar abundantemente.) e psoríase, pois reduz as inflamações devido a sua propriedade anti-séptica. O chá previne  a queda de cabelo, estimula o crescimento , maciez e proporcionar cabelo mais saudável  Contém Polifenóis( brilho aos fios), Patenol( fortalecimento e prevenção de pontas duplas), Vitamina E (restaura os fios), Vitamina C (protege contra ação dos raios UV.)

E como você usou a receitinha?Peguei uma garrafinha de água plástica e coloquei:
1/2 xíc de vinagre de maçã (+/-)
1 xíc de chá preto ou chá verde  gelado. 
Sacode um pouco a garrafinha pra misturar bem os ingredientes
Antes de colocar a mistura nos cabelos eu lavei com shampoo e hidratei. Quando fui tirar a hidratação NÃO USEI condicionador, apenas água corrente e de preferência fria.
Apliquei a mistura da raíz as pontas e deixei secar naturalmente.

E o cheiro? Bem o cheiro é um pouco forte, mas o chá ameniza um pouco, mas não pensem que vai ficar fraquinho, pois não fica. Mas quando o cabelo vai secando o cheiro vai sumindo.
Finalizei com um leave-in e quando seco ele realmente não tinha cheiro algum de vinagre. Mas caso  não tenham paciência, podem usar o secador; Mas as queridas de cabelos cacheados e/ou crespos, utilizem o difusor.

O resultado? Meus cabelos ficaram macios, cachos mais soltos e NADA de cheiro de vinagre!



Dica extra: Saibam que o vinagre de maça é um ótimo adstrigente? E sabe quem usa? A belíssima atriz , Scarlett Johansson.



Yeahhhhh!!! Ele faz maravilhas pela sua cútis,  é um adstringente natural , e serve para tratar a acne e a oleosidade excessiva da pele; O vinagre de maça possui vitaminas e antioxidantes, além de propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas que auxiliam a equilibrar o pH da pele.
E como usar? misture meio copo de água filtrada com 100 ml de vinagre, coloque na geladeira e passe no rosto todos os dias após lavar com sabonete específico para limpeza de pele.
Outra forma de utilizar o vinagre é misturando uma xícara do vinagre ao hidratante, e passe no corpo após o banho. Não é preciso usar o hidratante com vinagre todos os dias, somente quando perceber que a pele esta ressecada e desidratada.


Xêros!


Um comentário:

  1. amei a receita !!! vou experimentar pois a minha pele é muito ressecada.
    beijos

    ResponderExcluir