sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Papo saúde: Goji Berry



Olá meus  olhares queridos!
Finalmente a nossa amada e tão desejada sextona chegou, né? Mas mesmo com toda animação para o final de semana, não podemos deixar de lado a nossa saúde, não acham?
Hoje vim trazer  curiosidade sobre uma frutinha que caiu no meu gosto fácil, falo da famosa GOJI BERRY!

"Alimento de origem oriental tem grande quantidade de nutrientes que fazem bem à saúde"

A cada dia aparece mais alimentos que  nos auxiliam na reeducação alimentar.
Agora a fruta da vez é a goji berry,
originário da região sul da Ásia – China, Tibete e Índia. O seu aspecto é de um pequeno tomate, essa iguaria só é vendida  aqui em sua  forma dessecada, já que não é produzida aqui e esse processo permite a estocagem por mais tempo.
Devido aos seus componentes naturais, ela ajuda a queimar a gordura acumulada nas regiões da barriga, da coxa, do bumbum e dos culotes( por isso comecei a ingerir essa frutinha maravilhosa, afinal não sou fã dos meus culotes ...rsrsrsrs), evitam o envelhecimento precoce da pele e ainda aumentam a imunidade.
O seu consumo aumentou desde que descobriram, que ela é pouco calórica (1colher de chá =  calorias); Mas seus benefícios a saúde vai além da balança.
Rica em vitamina C (cada 100 gramas, ou 1 xícara (chá), de goji seca contém 2.500 miligramas de vitamina C, uma quantidade 50 vezes maior que uma laranja.), que é um poderoso antioxidante ( "Essa fruta é utilizada como agente na prevenção de doenças cardiovasculares e inflamatórias, distúrbios da visão, do sistema neurológico e imunológico, além de possuir propriedade anticancerígena e antienvelhecimento"), e em carotenoides  que previnem doenças do envelhecimento e protegem a pele e os olhos, ela atua contra a hipertensão, diminui os níveis de colesterol, regula os níveis glicêmicos e fornece triptofano (precursor da serotonina, o hormônio do bem-estar). Além disso, ela também possui grande quantidade das vitaminas B1, B2 e B6.
Estão a achar pouca coisa? Ispia só. Este alimento garante mais aminoácidos ao organismo, fundamentais para a produção das proteínas que serão usadas para enrijecer os músculos e reduzir a flacidez. Lembram-se que eu descrevi ela como sendo anti-inflamatória, pois bem, a ingestão regular de goji berry combate a formação de celulit, afinal a celulite é uma inflamação.
De acordo com a nutricionista funcional Patricia Davidson Haiat, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), além de ajudar a emagrecer, o alimento deixa cabelos, unhas e pele mais fortes e bonitos, ajuda a equilibrar os níveis de colesterol e pode ser usada também no tratamento de impotência sexual.

Melhora o humor e regula o hormônio causador do estresse
A goji berry possui triptofano, também conhecido como a substância do bom humor, porque é precursor da serotonina, que afasta a depressão e controla o sono e o apetite.

Reduz o colesterol ruim (LDL) e protege rins e fígado
Por conter um ácido graxo chamado linoleico, a goji berry é indicada para diminuir o colesterol ruim do sangue e também o acúmulo de gordura no organismo.

Melhora a aparência da pele, deixando-a mais bonita e saudável
Tem mais betacaroteno do que a cenoura, o que aumenta a obtenção de vitamina A para combater a osteoporose, prevenir as doenças da visão e melhorar a aparência da pele como um todo.

Previne o desenvolvimento de câncer em todo o organismo
A goji berry afasta doenças degenerativas, como o câncer, por conter fitonutrientes  chamados betaína e germânio, além de combater os radicais livres, que são degenerativos.


E aí? Já começaram a procurar essa maravilha dos deuses para fazer parte de seu cardápio diário?
Eu consumo com iogurte e aveia, mas tem uma receita que  vou fazer, pois me falaram que é muito bom.


Ingredientes
½ xícara (chá) de goji desidratada
1 pote de iogurte desnatado
1 caixinha de creme de leite (200 g)
2 envelopes de gelatina incolor e sem sabor
1 xícara (chá) de leite desnatado
5 colheres (sopa) de adoçante em pó para forno e fogão
Modo de preparo
1.Deixe o goji na água por 30 minutos
2. Dissolva 1 pacote da gelatina em 300 ml de água, baixe o fogo e misture o goji e 3 colheres (sopa) de adoçante. Reserve
3. Bata os outros ingredientes com 2 colheres (sopa) de adoçante até conseguir uma mistura homogênea
4. Distribua as gelatinas em taças e despeje a mistura cremosa
5. Deixe na geladeira por 5 horas. Sirva gelado.


Bom apetite, boa saúde e ótimo findi.
Xêros!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário