sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Papo Cabelo - Nutrição/Umectação

Olá olhares! Cá estou ´travez para trazer um post cheio de carinho e novidades.
Como todos sabem eu cortei meus cabelos, ou melhor, fiz BC (Big Chop - Grande corte) e dividi esta experiência com vocês  neste link  e expliquei o motivo que me levou a fazer esta transformação. 

Muitas pessoas me elogiaram pelo ato de coragem, afinal em um país que ser bonita é ter cabelos lisos, assumir os cachos e os cabelos crespos ainda é sinal de coragem. Esquecem então que a nossa maior herança é a africana e além de muitas outras características trazemos  os cabelos como mais um sinal de que aqui mora um povo cheio de beleza, força e determinação.
Não quero aqui impor nada, longe de mim, o que escrevo é o meu ponto de vista. E para quem acha que foi um ato de coragem, digo que sim. Durante muitos anos fui ESCRAVA de alisamentos, relaxamentos e chapinhas. Queria ter cabelos como aqueles de propagandas de shampoo e por mais que eu fizesse  todos os procedimentos químicos ainda assim me sentia fora daquele padrão de beleza IMPOSTA (como tantas outras coisas que nos impõe a fazer nesta vida cheia de regras e limitações) por uma sociedade que esquece fácil a sua própria origem em prol de satisfazer  padrões europeus e afins.
Acordei em tempo e percebi que poderia ser quem sempre quis e por isso a minha CORAGEM em me transformar em quem realmente sou. O ato de cortar os cabelos foi apenas um grande passo para me renovar. E para quem quiser saber, estou muito satisfeita e a cada dia sinto-me mais feliz. O que antes me magoava quando criança (ser chamada de cabelo bombril e afins), hoje faz parte da minha beleza natural.
E para compartilhar com vocês essa nova fase trago umas curiosidades para cuidar dos meus cabelos. Afinal, cabelos crespos/cacheados não é sinônimo de que são ruins, pois assim como todos os outros precisam de produtos para deixa-los com brilho, maciez, etc.
Hoje trago  um processo que conheci através de um grupo que  faço parte no FB, chamado CACHEADAS EM TRANSIÇÃO . O que é este grupo, Déa? Antes de falar do processo de UMECTAÇÃO, posso dizer que neste grupo estão mulheres que  estão na fase  que antecede o BC e aquelas que já o fizeram e estão a passar pelo processo de reconhecimento dos seus cabelos. Além de tudo isso, todas, sem exceção se apoiam, trocam experiências,  falam sobre produtos que  dão bons resultados e aqueles que não dão  e uma das coisas que mais achei bacana é que não se precisa gastar  fortunas com produtos capilares para ter cabelos lindos. Encontro  neste grupo  dicas  maravilhosas, compartilhamento de vídeos de pessoas que passaram por esta transição e hoje  ajudam outras pessoas; Enfim, é um grupo de apoio e sou grata por ter conhecido pessoas bacanas e CORAJOSAS!

Mas vamos falar da tal UMECTAÇÃO, pois já falei demais, né? Rsrsrsrs...
Primeira coisa é que este processo serve para todos os tipos de cabelos que estão ressecados, detonados por processos químicos, cabelos crespos, isto é, que na sua formação são  bem secos.
A umectação capilar faz parte da parte de nutrição dos fios no cronograma capilar ( já falei do cronograma neste link). Ele tem a função de repor os lipídios e gordura dos fios. Mas para isso você vai precisar de óleos e manteigas vegetais. Não vai dar de louca e tacar  na cabeça Itambé, viu? Rsrsrsrs
Este processo serve para deixar os fios mais macios, maleáveis, repor umidade, dar brilhos, reduzir o volume e 'mutcho' mais. A coisa é boa, né? Então se liguem nesta dica bacanudíssima!!!



Quando se faz a umectação com óleo é necessário ser um de característica VEGETAL PUROnão pode conter óleo mineral e nem silicone. Então óleos como o de abacate, amêndoas, amaranto, andiroba, avelã, argan, babaçu, coco, buriti, café, cenoura, gergelim, jojoba, linhaça, manga, maracujá, macadâmia, óleo EXTRA VIRGEM, rícino/mamona, pracaxi,etc. Já o procesos feito com as manteigas, vocês podem usar as de cupuaçu, tucumã, manga, murumuru, karité, cacau, bacuri, etc.
Agora chegou a hora de colocar as mãos na massa, ou seria, as mãos nos óleos e/ou manteigas e passar nos cabelos para deixá-los macios e brilhantes.



E como se faz? Bem existem vários jeitos de fazer a umectação. Tem quem faça com os cabelos úmidos e outros com cabelos secos. Mas cada cabelo é único então precisam ver como seus cabelos vão reagir melhor. Fiz das duas formas e eles preferiram com os cabelos secos.
Já o outro passo é que vocês podem aquecer o óleo em banho-maria ( apenas amornar)  ou apenas aquecê-lo esfregando as mãos uma na outra. Isso, porque os óleo aquecido ajuda a abrir as cúticulas e facilita a absorção dos nutrientes. 
Aplico com os cabelos secos, antes de lavar, ou como eu digo, faço a aplicação nos cabelos sujos, passo por mechas e enluvo bem, depois massageio o couro cabeludo, coloco uma touca e deixo o máximo que puder (quanto mais deixar melhor o resultado!). Depois lavo normalmente em água fria e deixo secar naturalmente ou no máximo com o difusor, se eu tiver com muita pressa.

Uma outra forma que eu faço é dormir com o óleo nos cabelos. Faço o mesmo procedimento e no outro dia lavo com shampoo e condicionador e tenho um resultado maravilhoso. Mas nesse dia nada de dormir agarrada no gato, viu? Vamos poupar eles de algumas situações, não custa nada! Hahuahuahuahau
Ah! Uma pergunta que me fazem: "Déa, e não fica com o cabelo fedendo?" .
Todo mundo sabe que azeite tem cheiro, óleo de rícino tem também e  nem sempre são agradáveis, mas não se preocupem, pois com os cabelos  serão lavados com shampoo ,condicionador e tem quem passe cremes de pentear como os leave-ins não fica nada de cheiro desses óleos nos cabelos. Podem se jogar na umectação que os seus cabelos só terão a ganhar!

HOJE É DIA DE UMECTAR!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário